top of page
Buscar

Confira Dicas de como Cultivar as Margaridas

  • Foto do escritor: Lidyh Severo
    Lidyh Severo
  • 29 de ago. de 2016
  • 2 min de leitura

Nativas de regiões situadas no hemisfério norte, mais precisamente de países europeus, as margaridas são plantas herbáceas, ou seja, não exibem estrutura lenhosa. Suas pétalas têm formato fino e alongado e estão dispostas em torno de um robusto botão amarelo. O caule delgado chega a atingir até um metro de altura e as folhas dessa planta têm forma oval. As margaridas também são plantas perenes e florescem por muitos anos quando cultivadas adequadamente.

Em todo o mundo, é possível encontrar mais de 20 mil espécies dessa flor tão singela. Os diversos exemplares variam em cor e tamanho, embora o mais comum deles seja a popular margarida de pétalas brancas e miolo amarelo. Devido a uma brincadeira inventada ainda na Idade Média, essas flores também são conhecidas como “malmequer, bem-me-quer”. O passatempo, praticado até hoje, consiste em retirar as pétalas da margarida, uma a uma, pensando em alguém especial a fim de saber se a pessoa em questão lhe quer bem ou mal.

Inocência, virgindade, simplicidade, pureza, confiança, criatividade e amor leal são alguns dos significados associados a essa flor tão charmosa. Por isso, margaridas podem ser oferecidas como presentes para pessoas especiais, em qualquer ocasião. Homenagear alguém com um belo buquê de flores ou com cestas especiais personalizadas enfeitadas com margaridas é o mesmo que dizer a pessoa “você é tudo para mim”.

Tanta beleza e sentimentos positivos atraem muitos adeptos a cultivar margaridas tanto em vasos quanto em jardins. Essas florzinhas não são difíceis de serem cuidadas, mas mesmo assim requerem atenção. A grande vantagem é que essa planta pode ser inserida em diferentes tipos de solos, com exceção dos terrenos úmidos demais que atrapalham a germinação das sementes.

Principais cuidados ao cultivar margaridas

O primeiro passo para cultivar margaridas é preparar o solo. No momento do plantio é importante que as sementes sejam dispostas a uma profundidade de 0,5 centímetros em relação à superfície. O tempo de germinação costuma variar entre 7 e 21 dias e a floração tende a ocorrer 240 dias depois. Para incitar o surgimento das flores, o mais indicado é adubar a terra com compostos orgânicos e húmus de minhoca de forma periódica.

A planta não gosta muito de frio, podendo ficar “adormecida” durante o inverno e voltar a florescer quando o tempo esquentar novamente. Porém, em casos de geadas, elas devem ser protegidas. É necessário que a irrigação aconteça pelo menos uma vez durante o dia, mas, deve-se tomar muito cuidado para não encharcar o solo, pois água em demasia favorece o aparecimento de fungos nocivos à planta.

Para alcançar flores bonitas e os melhores resultados no cultivo de margaridas, mantenha a planta em um local ensolarado, mas tome cuidado para que os raios solares das horas mais quentes do dia não incidam diretamente sobre a flor, queimando suas pétalas e folhas. Sempre que houver flores secas, elas devem ser retiradas. Outra dica é realizar pequenos cortes no caule da planta quando ele já esteja com cerca de 40 centímetros. Isso ajuda a margarida a florescer melhor.

Após a floração, faça o replantio das margaridas em outros vasos ou canteiros, cujo solo foi preparado com os mesmos substratos utilizados. Isso deixará a sua casa mais cheia do encanto e perfume dessas lindas florzinhas!

Até a próxima amigos!!!!


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
fale conosco

Entre em contato conosco para um orçamento gratuito

Sua mensagem foi enviada com sucesso!

Áreas cobertas

Prestamos serviços na cidades de Alegrete e Manoel Viana /RS.  No caso de serviços  na região, agendamos Orçamentos e só cobramos o deslocamento.

  • w-facebook
  • google+
bottom of page