Não abandone seu jardim no inverno!
- Lidyh Severo
- 20 de jun. de 2017
- 2 min de leitura

O frio acaba judiando das plantas e, por isso, é preciso ter um cuidado especial com seu jardim no inverno. Confira algumas dicas para realizar a manutenção das suas plantas.
Com a chegada do inverno mudam muitos os cuidados com a casa – a queda da temperatura e a variação da umidade atinge diretamente as plantas, assim como o vento que arranca folhas e galhos além de derrubar os vasos. Embora o inverno brasileiro não seja especialmente rigoroso, as mudanças climáticas são suficientes para que se adotem alguns cuidados – que podem ser tomados tanto por você quanto pelo profissional que cuida do seu jardim:
Com um pouco de atenção seu jardim pode passar pelo inverno saudável, bonito e até florido!
1 – Para proteger as plantas do vento em áreas externas, como quintais e pátios, pode ser interessante colocar plantas mais altas e robustas formando uma espécie de “parede” para as plantas mais baixas; já em áreas internas como sacadas e varandas o envidraçamento vai proteger as plantas (e todo restante da casa) da ventania.
2 – Em algumas partes do Brasil, o frio é especialmente presente e temos a ocorrência de geadas – se isso acontecer no seu estado procure cobrir as plantas mais delicadas com tecidos ou lonas nos horários mais frios.
Ao observar as necessidades de água e adubo de cada planta em diferentes épocas elimina-se o risco do excesso ou da falta.
3 – Há nesta estação a variação de umidade, por isso fique de olho se é realmente necessário colocar tanta água nas plantas quanto você coloca em estações mais quentes como o verão e a primavera. Ainda sobre regar: cuide para que apenas a terra seja umedecida – ao deixar que a planta fique molhada corre-se o risco de que o frio combinado à água “queime” a planta. Também dê preferência a horários em que o sol esteja mais forte, assim é evitada proliferação de fungos.

4 – Assim como a água, a quantidade de adubo também deve ser controlada – já que nessa época do ano as plantas diminuem seu metabolismo para guardar energia para a próxima estação.
Algumas plantas, como a margarida, são capazes de florescer no inverno.
5 – Caso queira enfeitar seu jardim com flores nessa estação, procure espécies que floresçam no frio como calêndulas, magnólias, margaridas, prímulas, acácias, azaleias, ipês, bicos de papagaio e outras.

Dica: Ao pensar em renovar ou criar um jardim do zero normalmente consideramos a primavera por ser a estação das flores – mas dependendo da espécie o plantio no inverno pode ser muito bom já que as baixas temperaturas não são propícias para a proliferação de algumas pragas, também por isso essa época pode ser ideal para o combate às pragas. Para ambas atividades (o plantio de novas espécies ou o controle de pragas).
Por isso não se esqueça?! contrate nós da JT Serviços Gerais para dar aquele trato no seu jardim.
Jardim requer trabalho, cuidados e muita manutenção...não o abandone jamais.
Até a próxima amigos.
Comments